Trekking

Pousada do Sossego oferece várias trilhas, passeios de carro, roteiros de kayak e tem o hábito de fazer passeio em todo o parque nacional partindo de Lençóis. Sinta – se livre para entrar em contato com Carlos por e-mail para escutar mais sobre as maravilhosas trilhas que ele oferece.

Sugestão: passeio de um dia com um garimpo de diamante

Reserve um passeio de um dia no qual você vai aprender como os garimpeiros viviam no parque nacional.Você vai procurar diamantes no rio “ Rio Ribeirão”, e fará um picknick em um lugar legal no parque.

 

Roteiros Alternativos:

Trilha do Vale do Paty – São 4 ou 8 dias de caminhada em cima de montanhas e dentro de vales, desfrutando de uma beleza impar com a segunda maior cachoeira do parque, conhecida como Cachoeirão.Nela existem vários mirantes e piscinas naturais. Não podemos esquecer a variedade de fauna e flora típica da região, e também sem falar do contexto histórico que existe no vale, como por exemplo: os moradores que recebem os turistas em suas casas que contam várias histórias e experiência vividas por eles no Vale do Paty.

Trilha da Fumaça por baixo – Para fazer são no máximo 3 ou 4 dias, pois é uma caminhada que requer uma boa condição física pelo fato de possuir muitas subidas e descidas, leitos de rios,cânions altíssimos que variam de 400 à 600 metros de altura. No local tem também uma grande diversidade de animais e plantas, encontradas apenas nesse lugar,durante o percurso observamos também uma grande área que anos atrás serviram de moradia e trabalho para garimpeiros. Nesse local também conhecemos várias cachoeiras,como: a do Palmital,a Cascata do Palmital, a Cachoeira do Capivara e a Cachoeira da Fumaça que é a mais alta do Brasil.

Trilha da Cachoeira do 21 – Essa caminhada é muito especial devido ao contexto natural, no percurso dela podemos ver um vale estreito que nos lembra os números 2 e o 1, por isso o nome Cachoeira do 21. Durante a caminhada passamos por florestas, leitos de rios e pequenas cachoeiras até chegar na principal delas: a Cachoeira do 21. No lugar onde acampamos chama à atenção devido à quantidade de cachoeiras que tem do lado, como: a Cachoeira do Bodão e a do Patamares. No final da trilha surpreendemos a todos com uma paisagem belíssima, a do Rio Verde, que faz os visitantes ficarem maravilhados pelo que viram.

Trilha da Cachoeira do Mixila – São 3 dias de caminhada com visitação à 3 cachoeiras, a do Capivari,a do Poção e a do Mixila, todas com belezas diferenciadas com a presença de cânions e piscinas naturais. No caminho tem a maior concentração de tocas de garimpeiros da região.

Trilha da Cura – São 4 ou 5 dias de caminhada com muitas subidas e descidas em leitos de rios e montanhas. Esse nome foi dado pelo fato de um grande amigo meu ter alcançado sua cura nessa caminhada que foi muito mágica para ele. Durante o percurso passamos por 3 cachoeiras, são elas a do Mosquito, das Cravadas e a do Raimundão. à cima do morro do Raimundão tem uma bela vista da região do Morro do Camelo, do Morro do Santo Antônio,e para finalizar um banho no Poço Verde onde tem uma água muito transparente.

Trilha da Cachoeira do Samuel – São 5 ou 6 dias de caminhada, passando por cânions, leitos de rios e por várias cachoeirinhas, até que chegamos na cachoeira principal,a do Samuel, com uma queda de aproximadamente 200 metros de altura. No topo dela tem uma bela vista da região do Mini-Pantanal e de outros vales, dando continuidade a caminhada pelo topo da cachoeira chegaremos no Gerais do Fundão, onde está localizada a Cachoeira da Entocada e mais embaixo a Cachoeira do Caldeirão, todas com a queda de mais de 100 metros.

Trilha da Cachoeira do Fumacinha – Essa é a mais bela das cachoeiras, parece uma catedral, são 200 metros de queda livre com um grande cânion com mais de 300 metros de altura com uma vista maravilhosa durante a caminhada, com várias cachoeiras secundárias. Par conhecê-las são 3 dias de caminhada puxada, passando por fendas, subidas e por lugares diferentes e lindos.

Trilha da Cachoeira do Buracão – Pelo nome já dá para ter uma noção do que é um gigantesco buraco esculpido pelo Rio Espalhada formando uma queda de 80 metros, com um cânion maravilhoso onde podemos desfrutar. No mesmo destino da caminhada existe outra beleza rara de se ver, a Cachoeira do Licurí, com uma queda de 100 metros altura com um poço denominado Poço da Raiz, um local fascinante.

Trilha da Chapadinha – Essa caminhada é feita durante 5 dias, passando pela toca do Vaqueiro, local onde dormimos e desfrutamos de piscinas naturais. Dando continuidade à caminhada,passamos pela Cachoeira do Penedo, um lugar inesquecível com uma queda de 150 metros. Na sequencia temos uma bela vista do Morro do Chapéu, e em seguida temos uma parada no Rio da Prata para um banho relaxante, depois passamos pelo Rio Jiboia para finalizar a caminhada da Chapadinha.

Trilha da Cachoeira da Encantada por cima – São 3 dias, uma subida para a Serra da Chapadinha,onde chegamos no rio Salina e descemos o leito do rio até chegarmos no acampamento próximo a Cachoeira da Toca.Lá visitaremos outras belezas naturais e encantadoras até chegar na vista principal, que é a do topo da Encantada.

Trilha da Cachoeira da Encantada por baixo – O nome já fala, encantada, é uma queda de mais de 3000 metros de puro encanto. São 3 dias de caminhada, passando por um lugar maravilhoso chamado Salões da Encantada, e pelo leito do rio da Encantada, onde as rochas mudam de cores o tempo todo. É um verdadeiro encanto.

Trilha do Herculano por cima – São 4 dias de caminhada, começando da Chapadinha e passando por vários rios até chegar no leito do rio do Herculano,onde encontraremos beleza única com bastante vegetação diferenciada que proporciona a morada de Águias raras e de Urubus Reis. Ao lado desse lugar encontraremos uma cachoeira que se chama Fundão, e em sequencia a mais bela das vistas, a da Cachoeira do Herculano, vista de cima.

Trilha do Herculano por baixo – É uma caminhada de 3 dias com bastante leito de rio, com vários lugares para tomar banho em volta de um paredão rosa. Ao chegar na Cachoeira deparamos com uma piscina gigantesca, uma cachoeira de 250 metros e com vários mirantes.

Trilha da Cachoeira do Bom Jardim e da Roncadeira – São duas belíssimas cachoeiras, com o caminho formado por leitos de rios até chegar à queda d’água, e a outra percorremos um caminho na mata fechada até chegar na Cachoeira do Bom Jardim, e na sequencia, ao lado da cachoeira uma trilha de 2 dias até a Cachoeira da Invernada, onde termina a jornada.

Toca do Vaqueiro

Rio da Prata

Rio da Jiboia

Rio Herculano por cima

Rio Herculano por cima


Herculano por cima

Encantada por cima

Topo da Encantada

Cachoeira da Encantada por cima


Herculano por baixo

Piscina natural da Cachoeira do Herculano

Cachoeira do Buracão

Cachoeira da Fumacinha


Cachoeira do Mixila

Cachoeira do Poção

Vale do Paty

Leito do Rio do Samuel


Cachoeira do Samuel

Cachoeirão no Vale do Paty


Vale do Cachoeirão

Cachoeira da Encantada

Cachoeira do Mosquito

Leito do Rio da Encantada

Cachoeira da Roncadeira


Cachoeira do 21


Cachoeira do Bodão

Cachoeira do Penedo


Cachoeira das Cravadas


Invernada

Poção da Invernada